Vivendo a história: um roteiro de 3 dias em Athenas

21 Outubro 2020
(0 votos)
Autor :   Saulo Farias

Atenas é uma das cidades mais antigas do mundo, cidade que possui a maior quantidade de monumentos históricos por metro quadrado. Andando pela cidade se tem a impressão que os antigos filósofos ainda observam o movimento de cima de Acrópole. Quem visita Atenas ganha uma aula de história antiga ao ar livre. Mas como organizar um roteiro enxuto para visitar uma cidade que tem centenas de pontos turísticos interessantíssimos? Nesse post vamos mostrar o que o visitante não pode deixar de visistar em 3 dias na cidade com dicas para visitar todos os principais pontos turísticos sem perder tempo.

O QUE FAZER EM ATHENAS? QUAIS PONTOS TURÍSITCOS VISITAR EM ATHENAS? ONDE SE HOSPEDAR EM ATHENAS?

Em nossa trip pela Europa, no verão de 2018, a capital da Grécia seria nosso ponto de partida, hub para as ilhas e cidade onde ficaríamos o maior número de dias. Não tem como visitar a Grécia e não ficar alguns dias em Atenas, mesmo não sendo sua primeira visita. A cidade tem muita coisa interessante para conhecer e muitas outras atrações para recordar.

Nesse artigo, montamos um roteiro de 3 dias em Atenas tentando agrupar os principais pontos turísticos para você aproveitar ao máximo o tempo na cidade.

Informações históricas

Atenas foi o centro da Grécia Antiga, um império poderoso, berço da civilação ocidental e da filosofia. A cidade respira história, ainda hoje possui inúmeros monumentos do século V a.C., como a Acrópole, bem preservados e espalhados por toda cidade. A acrópole pode ser vista de vários pontos, é uma cidadela no topo de uma montanha repleta de construções antigas, como o templo Partenon e suas muitas colunas.

Onde se hospedar

Pesquisamos muito sobre onde ficar hospedados em Athenas. Sempre tentamos conjugar os lugares mais próximos dos principais pontos turísticos com a facilidade de acessar os meios de transporte públicos das cidades. Lemos que os melhores bairros para se hospedar seriam Plaka, Monastiraki, Psiri, Omonia e no entorno da Praça Syntagma. Resolvemos ficar próximos a praça Syntagma, no hotel/estúdio Xenofontos Inn com diárias em torno dos 45 euros.

IMG 0317

O hotel é como um apartamento com várias suítes e uma área comum com cozinha e uma sala grande com sofás. As instalações são novas, os quartos espaçosos e é também muito bem localizado. Os funcionários foram muito atenciosos, chegamos em um voo noturno e nos deixaram fazer o checkin as 5h da manhã

1o dia:

O roteiro do 1o dia foi dividido da seguinte forma:

Manhã: Plaka, Monastiraki

Tarde: Praça Syntagma e monte Licabeto

Noite: Jantar no restaurante Kotili

Acordamos cedo, tomamos café e fomos bater pernas no entorno do hotel. Passeamos horas entre as ruas de Plaka e Monastiraki observando as lojas, comprando souvenirs, provando as cerejas e pêssegos vendidos em bancas.

IMG 0290

Plaka é o bairro que fica aos pés da Acrópole. É um bairro super tranquilo e possui uma atmosfera de cidade pequena. Os cafés com mesas na calçada e as tavernas familiares ficam abertos até tarde. Andamos por entre a lojas e observamos o cotidiano dos habitantes locais.

IMG 0292

Na hora do almoço demos uma pausa na rua Makrigianni, onde escolhemos um de seus diversos estabelecimentos para desfrutar da nossa primeira refeição genuinamente grega. Pesquisando no tripadvisor achamos um restaurante bem avaliado que era famoso pela sua mousaka, o Arcadia. O nosso 1o dia em Atenas foi o 1o dia na Grécia, não sabíamos que as porções eram tão generosas. Pedimos um Tzatziki (pasta de iogurte com pepino) azeitonas e picles de entrada para comer com pães, 2 saladas gregas e 2 mousakas. Para beber, uma garrafa de vinho branco da casa. Já matamos um pouco da fome com a Tzatziki e os pães, as saladas eram enormes, 1 daria tranquilamente para nos 2. A mousaka também era grande e, no final, saímos do almoço empanturrados.

IMG 0296

IMG 0507

Depois do almoço fomos andar nas ruas de comércio que ficam no entorno da praça Syntagma. Nessa caminhada provamos o ice coffee grego (grego Iced Coffee Frappé), uma espécie de ice coffee, capuccino e frapé que é bebido pelos locais. Estranhamos um pouco no começo, brasileiros resistem em beber café gelado, mas depois passamos a bebê-lo todos os dias, várias vezes por dia.

IMG 0306

Por volta das 17h, fomos em direção ao monte Licabeto para ver o pôr do sol. O acesso ao cume é por meio de uma pequena estrada e escadas ou por um funicular. Resolvemos ir pelas escadas contemplando a paisagem. Nos arrependemos depois, pois já estávamos cansados do dia de passseio e a subida foi desgastante. Uma vez lá em cima, a vista é explêndida. Tem-se uma visão 360 graus da cidade e o sol se põe no horizonte, em cima dos montes.

55588

IMG 0357

5655

Após o pôr do sol voltamos para o hotel, tomamos um banho, descansamos um pouco e saímos para jantar em um restaurante de Plaka, o Kotili, que serve comida grega e mediterrânea ao som de música o vivo. O restaurante é muito animado, a comida muito boa e as porções fartas.

IMG 0395

2o dia:

A parte da manhã do 2o dia foi reservada para conhecer o novo museu da Acrópole e a Acrópole.

O roteiro desse dia foi dividido da seguinte forma:

Manhã:  Museu da Acrópole e a Acrópole

Tarde: A Ágora Antiga

Noite: Drink no rooftop 360o

A Acrópole é o principal ponto turístico de Atenas. Traduzido literalmente do grego, a Acrópole era a “cidade alta”, um lugar característico da maioria das cidades gregas que possuía a função defensiva, além de funcionar como sede dos principais lugares de culto. A Cidade Alta era a sede dos principais lugares de culto da Antiga Grécia.

Mas antes de ir a Acrópole fomos visitar o novo museu. Chegamos bem cedo, fomos uns dos primeiros a entrar. O novo museu foi inaugurado em 2009, tem 3 andares e uma arquitetura moderna. Muita gente acha importante visitar o museu antes de subir à Acrópole para entender mais sobre a história do lugar.

Depois da visita fomos logo a entrada da Acrópole. Por ter ido primeiro ao museu, acabamos enfrentando uma longa fila para comprar os bilhetes e entrar. Você pode inverter a ordem de visita (Acrópole x Museu), mas se quiser seguir a sequência que informamos, na alta temporada, saiba que terá que ter paciência.

74778

Divisão da Acrópole

Na região da Acrópole encontram-se algumas das construções mais importantes da época clássica da Grécia: o Partenon, o Erecteion, o Templo de Atena Niké e o Propileu

Partenon

O Partenon é o principal edifício do conjunto arquitetônico da Acrópole, além de ser o maior símbolo da beleza da arquitetura clássica da Grécia Antiga.

Construído entre os anos 447 e 432 a.C., o imponente edifício dotado de um estilo dórico foi criado para proteger uma colossal escultura da Atena Parthenos feita de madeira, marfim e ouro, que tinha doze metros de altura.

Propileu

Erigido entre 437 e 432 a.C., o Propileu era a grandiosa entrada para a Acrópole. Tratava-se de um edifício central de forma retangular composto por colunas dóricas que delimitavam cinco portas de acesso com diferentes funções e duas alas laterais.

Erecteion

Construído entre os anos 420 e 406 a.C., o Erecteion é um templo jônico construído no lugar mais sagrado da Acrópole, onde a deusa Atena fez florescer a primeira oliveira das terras gregas.

A zona mais chamativa do Erecteion é a coberta da galeria sul, que se sustenta com a ajuda das Cariátides, seis colunas com aspecto feminino. As que podemos ver na Acrópole são apenas cópias das originais, que se conservam no Novo Museu da Acrópole.

Templo de Atenea Niké

O Templo de Atena Niké, na ala sul do Propileu, foi construído no ano 420 a.C. para celebrar a vitória dos gregos sobre os persas na Batalha de Salamina. O pequeno templo construído em estilo jônico abrigava uma imagem de Atena Niké, símbolo da vitória, que teve suas asas cortadas para que não pudesse abandonar Atenas.

Na Acrópole pode-se ver o Teatro de Dionísio. Considerado o mais importante teatro da Grécia antiga e o berço do teatro ocidental.

1452

Informações sobre a Acrópole

Localização

No centro de Atenas.

Horário de funcionamento

Todos os dias, das 8:00 às 17:00 horas.

Preço

Entrada combinada adultos: 30€.
Entrada combinada estudantes: 15€.
Inclui: Acrópole, Ágora Antiga, Ágora romana, Teatro de Dionisio, Kerameikos, Templo de Zeus Olímpico, Biblioteca de Adriano, Ágora Romana e Ladeira Sul da Acrópole.

Tour de bicicleta elétrica pela Acrópole de Atenas €45

Transporte

Metrô: Monastiraki, linhas 1 e 3; Akropoli, linha 2.

Lugares próximos

Partenon de Atenas (31 m), Museu Kanellopoulos (144 m), Anafiotika (150 m), Teatro de Dionísio (178 m), Odeão de Herodes Ático (226 m)

Depois de conhecer a acrópole fomos almoçar no restaurante super recomendado Ella Greek Cooking que também fica na rua Makrigianni.

Na parte da tarde fomos conhecer a Ágora Antiga. A Ágora era o centro político e religioso da Atenas Antiga. Suas construções começaram a ser encontradas na década de 1930, quando a escola americana de arqueologia deu início às escavações na região. A Ágora Antiga encontra-se logo ao pé da Acrópole e concentra templos e edifícios públicos importantes, como escolas, prisão, casa de cunhagem e até mesmo um moinho de azeite de oliva.

De noite fomos tomar uns drinks no rooftop 360 Degrees. O 360o é um rooftop super cool com uma vista maravilhosa da Acrópole. Se você quiser jantar, as mesas precisam ser reservadas com antecedência, mas existem cadeiras e bancadas para drinks que podem ser ocupadas sem reservas. Vale a pena chegar antes do pôr do sol, ver a noite caindo e as luzes da Acrópole se acendendo. O 360o costuma lotar rápido, então, aconselhamos chegar umas 2h antes do pôr do sol para não correr o risco de não conseguir lugar.

IMG 0631

3o dia:

O terceiro dia foi dedicado a conhecer o National Garden, o Templo de Zeus, o Templo de Zappeion  e o estádio Panatenico.

O roteiro desse dia foi dividido da seguinte forma:

Manhã: National Garden, o Templo de Zeus e o Templo de Zappeion

Tarde: O estádio Panatenico

Noite: Passeio e jantar em Plaka

O National Garden, é um parque cheio de palmeiras lindas e imponentes. Além de um jardim zoológico, um lago, um parque infantil, uma biblioteca para crianças, um café, há vários monumentos antigos e estátuas espalhadas pelos jardins.

Após andar pelo National Garden, fomos conhecer o Templo de Zeus. O Templo de Zeus é um dos maiores e mais famosos templos gregos. Era maior até que o Parthenon, na Acrópole. O templo possuia 104 colunas monumentais de 17 metros de altura, hoje são só 15.  São mais altas inclusive que as colunas do Parthenon que medem 12 metros! O templo era usado para cultos aos deuses e heróis helênicos, foi construído em homenagem a Zeus, rei dos deuses do Olimpo.

Do Templo de Zeus passamos para dar uma olhada no Pórtico de Adriano e fomos almoçar em um dos restaurantes do entorno.

Na parte da tarde fomos conhecer o estádio Panatenaico. O primeiro estádio construído nesse mesmo lugar foi edificado em madeira, no ano 330 a.C., por Lykourgos, para a celebração das competições esportivas que eram realizadas durante as Panateneas. Após 500 anos, Herodes Atticus reconstruiu o estádio com mármore.

IMG 0527

As Panateneas eram celebrações religiosas que aconteciam anualmente e, dotadas de maior importância, a cada quatro anos. Nas celebrações se rendia culto à deusa Atena mediante diferentes competições, entre as quais se encontravam a hípica, o atletismo, a luta ou as corridas de quadrigas, além das competições musicais ou de beleza.

Atualmente, é possível passear pelas arquibancadas de mármore onde séculos atrás ficavam os espectadores. Entramos na pista de atletismo para nos sentir como os antigos atletas e sentamos nos lugares reservados para os imperadores. Também entramos no museu que fica no estádio para conhecer a história dos jogos olímpicos da era moderna.

IMG 0559

IMG 0579

A noite do último dia foi separada para um passeio nas ruas de Plaka e Psiri e um jantar no pitoresco restaurante To Kafeneion.

Assim terminamos nossa visita em Atenas. Existem muitos outros locais interessantes para conhecer e se você vai ficar mais tempo poderá aproveitar mais a cidade. Já estamos planejando uma 2a viagem ao país e vamos separar alguns dias para voltar a Atenas.

Gostou das nossas sugestões? Sigam-nos nas nossas demais redes sociais e esteja por dentro das novidades!